segunda-feira, 19 de setembro de 2022

AULA 1 - ENSINO MÉDIO - SEMANA 19 a 23 de Setembro: MONKEYPOX


Boa tarde (ou dia, ou noite, vai saber quando vocês vão ver essa aula). Pra essa semana, devido ao aumento de casos suspeitos de Monkeypox na nossa escola, nossas aulas serão on-line então... ótima oportunidade pra focar um pouco em leitura já que na escola os textos nunca podem ser muito grandes por que senão não dá tempo de escrever tudo. O tema? Bora falar um pouco de Monkeypox mesmo, até pra vocês entenderem um pouco melhor tudo que está acontecendo. 

Vamos começar pelo texto nesse link AQUI

Então, a primeira coisa a ser feita é analisar os elementos extra texto trazidos aqui. A leitura não acontece apenas enquanto decodificamos as palavras, mas bem antes disso. Eis aqui algumas questões que podem te ajudar a nortear esse processo de Pré-Leitura:

Onde e quando esse texto foi publicado? Ter essas duas informações pode te ajudar a prever o que você verá no texto. Um texto sobre pandemia publicado em 2020 muito provavelmente vai falar sobre Covid-19. Já um texto sobre pandemia em 1920 provavelmente vai falar sobre Gripe Espanhola. Um texto de um site de notícias provavelmente vai focar em noticiar acontecimentos recentes e reportar fatos. Já um artigo científico deve falar detalhadamente de tratamentos e sintomas e deve usar um vocabulário um pouco mais específico. 

O texto tem figuras? Mesmo que você não entenda uma palavra que seja em inglês, figuras são universais (ou quase). Um foto de um cantor no palco do Rock in Rio provavelmente indica que o texto será sobre esse músico ou sobre o festival. Uma foto de vários adolescentes em roupas escolares provavelmente indica que o texto vai ser sobre jovens em idade escolar ou escolas para jovens, e por aí vai.

O que você já sabe sobre esse tema? Por vezes nos deparamos com textos que já temos algum conhecimento prévio sobre o tema. Esse conhecimento pode ser repetido no texto. Então, quando você estiver lendo um texto sobre ídolos do K-POP e você já conhece o grupo apresentado lá, você provavelmente vai reconhecer as informações sobre nomes dos membros, últimos singles, etc, mesmo que não entenda inglês, por que já leu sobre isso em algum lugar. O mesmo vale pra qualquer tema. 

Uma vez feita a Pré-Leitura, vamos para a... Leitura. Aqui é a recomendação de sempre. LEIA AS QUESTÕES PRIMEIRO, pois assim você já vai pra o texto procurando uma informação específica. Se eu perguntei uma data, você vai no texto procurar um número ou mês. Se eu perguntei um nome, você vai procurar as palavras que comecem com letras maiúsculas. E por aí vai.

Por fim, no PÓS-LEITURA, você vai usar as informações adquiridas com o texto lido e somar com as que você já tem pra desempenhar uma tarefa específica, que pode ser falar sobre o tema, escrever sobre ele, debates em grupo, etc. Para hoje, será responder questões mesmo. ABAIXO o link para cada turma.

QUESTÕES 1A.

QUESTÕES 1B.

QUESTÕES 1C.

QUESTÕES 2A.

QUESTÕES 2B.

QUESTÕES 2C.

QUESTÕES 3A.

QUESTÕES 3B.

E é isso por hora minha gente, até a próxima!


2 comentários:

ATUALIZAÇÕES DE FIM DE ANO (1A, 1B e 1C)

Devido a esse calendário muito louco que resultou em dois jogos do Brasil e o Dia do evangélico na mesma semana (que até a manhã de sexta si...