quarta-feira, 19 de outubro de 2022

AULA 2 - TERCEIROS ANOS - (3A, 3B) - The Age of Fake News + Connectives

 


E aí, molecada, tudo bem com vocês? Espero que sim! Pra essa semana vamos dar continuidade ao papo que começamos na semana passada (pra o 3A, no 3B a gente vai começar agora) sobre Fake News e o que podemos fazer pra não cair nelas e em outras "armadilhas das redes" (Nossa, isso soou tãããão brega, credo).

Além disso, vamos usar esse texto sobre fake news como base para um estudo de Connectives na língua inglesa. O que são Connectives você pergunta? Clica AQUI e dá uma lida. Em termos simplificados e metafóricos eu diria que os Connectives são o cimento do texto, aquelas palavras que vão conectar as ideias e manter o bagulho coeso e funcional. No link tem um quadro de exemplos bem grande de quais são eles e as traduções. Vou deixar aqui embaixo um outro quadro com outro monte deles, divididos por categoria.


Aí você pode estar pensando "O Tony está doido se acha que eu vou decorar tudo isso" e... não estou, relaxe. ENTRETANTO, eu acho super válido que você aos pouquinhos vá percebendo essas palavras nos textos e agregando ao vocabulário, especialmente as que você já usa em português e/ou os professores usam também, como por exemplo, o ENTRETANTO que eu coloquei em caixa alta nesse parágrafo. Se traduz ele como HOWEVER e ele é super comum. O THEN (traduzido como DEPOIS) vocês já usam desde que eu ensinei Present Simple lá no Nono Ano. IN ADDITION e IN MY OPINION são exatamente o que parecem em português. Isso só pra dar alguns exemplos.

Tá, e onde isso vai entrar em FAKE NEWS que é o assunto da aula? Bem, vocês vão ler o texto AQUI para responder os questionários no final da aula, e esse texto vai ter uma pá de Connectives, e eu quero que vocês prestem atenção em como eles contribuem para manter o texto coeso e/ou servem como indicadores de ONDE você vai buscar informação. Como assim? Vou explicar: vamos supor que eu pergunte no questionário qual o argumento final ou a conclusão do autor sobre um tema. Você pode ler o texto inteiro palavra por palavra, o que vai te estressar, te cansar, te fazer chorar e provavelmente desistir se você não estiver bem estudado OU você pode procurar algum dos Connectives de Conclusão que eu deixei na figura acima e ler primeiro a parte do texto que tem eles, afinal é capaz de a resposta estar lá. Além disso você pode usar esses Connectives para montar seus próprios argumentos nas questões abertas. Usar essas palavras melhora a qualidade do seu texto e por consequência a sua nota! Afinal, se eu perguntar "Is teacher Tony the best in the world?" é muito mais interessante que você me responda com um "Personally, I think he is the best" do que só com um "yes".

QUESTIONÁRIO 3A

QUESTIONÁRIO 3B

Ah, sempre bom lembrar que a presença de vocês é condicionada à responder a atividade, quem não fizer o questionário LEVA FALTA. Até quando é pra fazer? Vou deixar aberto até segunda 24 pra o 3A e Terça 25 pra o 3B.

EXTRA: Separei alguns vídeos sobre Fake News para vocês se aprofundarem mais sobre o tema AQUIAQUI

Então, é isso que eu tenho pra vocês hoje, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATUALIZAÇÕES DE FIM DE ANO (1A, 1B e 1C)

Devido a esse calendário muito louco que resultou em dois jogos do Brasil e o Dia do evangélico na mesma semana (que até a manhã de sexta si...